sexta-feira, 27 de março de 2009

Visita dos mestres Tahara,Yamamoto e Mariko






Gassho
Como é do conhecimento geral estiveram em Portugal entre os dias 9/03/2009 e 18/03/2009 os Mestres Tahara Matsuara , 8 Dan daianshi, Kazuaki Yamamoto 6 Dan e Mariko Yamamoto 5 Dan daikenshi . Todos estes mestres vivem e ensinam na prefeitura de Okayhama uma das mais consagradas em termos de prática de Shorinji Kempo. Os mestres em questão são, á já alguns anos, amizades pessoais dos mestres Fausto Carriço e José Araújo, este intercâmbio já se verifica desde o ano de 1993 ano em que pela primeira vez se estabeleceu contacto com o mestre Yamamoto num programa de Home-Stay coordenado pela WSKO.
À parte do muito cansaço acumulado durante estes dias, a média de horas dormidas por noite era de 4 com um pouco de sorte ia a 5 horas, penso poder afirmar com muita certeza que a estadia deles em termos de aproveitamento técnico foi muito positiva, estando esta opinião bem patenteada nas manifestações de agrado expressas por escrito pelos kenshi presentes nas quatro sessões de treino realizadas.
A opinião formulada pelos mestres em relação ao nosso nível de prática foi bastante agradável, havendo reconhecimento por parte deles de que o nosso desempenho técnico é bastante bom, havendo da sua parte, em alguns casos, lugar a manifestações de regozijo pela nossa aplicação e empenho na aprendizagem.
Entre muitas conversas tidas foi abordada a possível deslocação de uma comitiva Portuguesa ao Japão no próximo ano 2010, durante o mês de Agosto, com o intuito de estar presente num “summer camp”. Esta ideia foi acolhida com manifesta alegria pelos mestres na generalidade, ficando desde logo delineado um programa de visitas (várias), e de estadia em regime de Home-Stay, dando assim a possibilidade de conhecer como vivem as famílias Japonesas e estar bastante mais próximos da sua cultura.Fica registada em seguida a opinião da Sílvia Costa, uma dos poucos kenshi que estiveram presentes em todos os treinos

José Araújo Sintra Branch Master


Gassho!
Ter o privilégio de poder treinar com os Mestres Japoneses; Sensei Tahara, Sensei Yamamoto e Sensei Mariko, foi no mínimo espectacular, tendo em conta que estavam cá em Portugal a passar um período de férias e disponibilizaram – se para treinar com os kenshi portugueses, já é uma honra para nós.
Os quatro treinos que tive com os Mestres foram de absorver toda a informação possível, os movimentos, detalhes de pontos importantes, e o que não devemos fazer para não provocar danos ao nosso parceiro, entre outros tudo foi muito importante e o tempo foi pouco para as nossas dúvidas e curiosidades.
O gosto de treinar Shorinji Kempo foi bem visível, tanto por parte dos Mestres que irradiavam felicidade na demonstração das técnicas, como no aproveitamento dos kenshin em executá-las.
Aprendemos Shorinji Kempo partilhando o conhecimento entre todos aqueles que acreditam que é possível, tendo uma força maior para ultrapassar barreiras e tendo uma auto-estima mais elevada. Conseguimos comunicar, aprender, gostar do momento, rir, apreciar e respeitar, acho que tudo isto foi possível nestes quatro magníficos treinos.
No Shorinji Kempo a comunicação não é difícil, em todo o mundo, trabalhamos todos juntos para o mesmo caminho! (ou pelo menos tentamos).Muito obrigada Sensei Tahara, Sensei Yamamoto e Sensei Marikopor partilharem com os kenshin Portugueses o vosso conhecimento
Silvia Costa 1 Dan Associação de Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário